Climad Dermatologia

Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é uma doença crônica, de origem genética e afeta cerca de 7% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Geralmente, o distúrbio se manifesta na infância, geralmente antes dos 5 anos. A causa exata da dermatite atópica não é totalmente conhecida, mas acredita-se ser resultante da combinação de pele seca e sensível com uma resposta imunológica desregulada, que provoca inflamação.

A pele seca ocorre pela ausência de uma barreira de hidratação eficaz, levando à perda de água. A dermatite atópica tem origem genética, filhos de pais com condições atópicas, como asma, rinite ou dermatite, têm maior chance de desenvolver a doença, e essa probabilidade aumenta ainda mais se ambos os pais apresentarem essas condições.

As lesões costumam ser avermelhadas e descamativas, afetando áreas de dobras dos braços, pernas e pescoço, e, em crianças menores, as bochechas. As crises de dermatite atópica tendem a ser recorrentes, com intervalos que podem durar meses ou anos. Mudanças bruscas de temperatura, infecções e o estresse são fatores que podem desencadear novas crises.